Publicidade

Publicidade
10/04/2010 - 08:21

Photoshop: o melhor cirurgião plástico do mundo

Compartilhe: Twitter

A edição de abril da versão francesa da revista “Marie Claire” traz uma novidade: “Número 100% sem retoques”, anuncia a chamada de capa. Isso significa que nenhuma foto da revista (com exceção das peças publicitárias) recebeu qualquer modificação do melhor cirurgião plástico do mundo: o Photoshop. Se a proposta exalta a beleza natural feminina, a chamada principal também não fica atrás: “Vamos assumir nossa idade e nossos pequenos defeitos! Belas sendo nós mesmas”.

A ideia é um bom ponto de partida para analisarmos as imagens que circulam por aí. Como no caso do ensaio fotográfico da atriz Susana Vieira, à época com 66 anos, para a revista “Quem”. Se as fotos tivessem sido tiradas para a “Marie Claire” francesa, o resultado provavelmente seria outro…

O mesmo valeria para essa foto da revista mexicana “Maxim”. A cintura da modelo está visivelmente retocada.

Da mesma maneira, se a edição de abril da revista francesa tivesse uma reportagem sobre emagrecimento na capa, a modelo deveria ter as pernas no lugar. Diferente do que aconteceu com uma edição de “Veja” de maio do ano passado.

Mas nem só para refazer a beleza feminina existe o retoque de imagem. O caso de Brian Walski é um bom exemplo. Quando trabalhava no jornal “Los Angeles Times”, o fotógrafo manipulou duas imagens que fez no Iraque para formar uma só, mais impactante. A trapaça foi descoberta, e o fotógrafo, demitido em 2003, em um dia que não poderia ser mais representativo: 1º de abril. Veja a proeza:

“A fotografia não mente, mas os mentirosos fotografam”. Lewis Hine (1874 – 1940), autor dessa frase, teria muito a acrescentar se tivesse conhecido as maravilhas da tecnologia digital.

Autor: - Categoria(s): Jornalismo Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo