Publicidade

Publicidade
25/02/2010 - 22:51

Paysandu foi o melhor brasileiro na Libertadores

Compartilhe: Twitter

Pronto! Todos os representantes brasileiros na Libertadores deste ano já estrearam. Como vamos falar muito sobre a competição sul-americana nos próximos meses, acho bom você conhecer algumas curiosidades. O São Paulo é o time brasileiro que mais jogou e que mais venceu a competição, três títulos em 15 participações. O Tricolor Paulista jogou, ao todo, seis finais de Libertadores.  Venceu metade. Em participações, o Palmeiras vem logo atrás, com um título em 14 Libertadores disputadas. (Confira a lista completa clicando aqui.)

Entre os times que foram campeões, o que está em jejum há mais tempo é o Santos. Desde 1963, quando foi bicampeão, o Peixe não levanta a taça. A propósito, o Santos, de Pelé, e o Flamengo, de Zico, foram as únicas equipes brasileiras que venceram a Libertadores na primeira vez em que disputaram (1962 e 1981).

zico

O melhor aproveitamento de um time brasileiro na história da Libertadores, entretanto, não pertence a nenhum dos campeões. O Paysandu, que disputou apenas a edição de 2003, fica com o posto. Em oito partidas, o Papão venceu cinco, empatou duas e perdeu apenas uma, para o Boca Juniors (que seria campeão) — incríveis 70,83%.

Aliás, não é à toa que os cinco brasileiros ficaram felizes porque o Boca Juniors, da Argentina, não se classificou para a Libertadores em 2010. Hexacampeões da América, os hermanos têm a mania de eliminar brasileiros pelo caminho dos títulos. Fez isso nas seis vezes em que levantou o caneco (Cruzeiro, 1977; Atlético Mineiro, 1978; Palmeiras, 2000; Vasco e Palmeiras, 2001; Paysandu e Santos 2003; Grêmio, 2007).

libertadores2007_227835

O retrospecto dos brasileiros não é ruim apenas contra o Boca. Nas decisões entre brasileiros e argentinos, eles levam vantagem. Foram 12 finais, desde 1963, quando o Santos venceu o Boca. Nossos vizinhos venceram nove:

campeao

O Corinthians é o único brasileiro que jogou a competição mais de cinco vezes e ainda não foi campeão. Em sete oportunidades (a oitava é neste ano), o time teve sua melhor campanha em 2000, quando passou por Atlético-PR e Atlético-MG no mata-mata, mas acabou eliminado nos pênaltis pelo seu maior adversário, o Palmeiras, na semifinal.

142587

Oito times jogaram a Libertadores uma única vez. O primeiro foi o Bangu, em 1986; o mais recente foi o Paraná, em 2007. Completam a lista Criciúma (1992), Goiás (2006), Juventude (2000), Paulista, de Jundiaí-SP (2006), Paysandu (2003) e Santo André (2005).

Confira mais curiosidades sobre a Libertadores no site Guia dos Curiosos Futebol.

Autor: - Categoria(s): Esporte Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

15 comentários para “Paysandu foi o melhor brasileiro na Libertadores”

  1. Igor Montoril disse:

    Isso ai . O Paysandu tem o melhor aproveitamento de todos os tempos dos times brasileiros. Isso ae PAPAO. O maior do norte e nordeste.

  2. Revista PSC disse:

    Parabéns PAPÃO! O maior clube do Norte do país…(Os rivais que morram de injeva).

  3. Daniel Veiga disse:

    Da-lhe Papãoooooooooooooooooo.

  4. Uma curiosidade que eu não gosto de lembrar é que justo no ano que a Portuguesa foi vice-campeã brasileira , o vice não ganhava vaga na Libertadores. :-(

  5. Edna Neiva disse:

    Pena que é um time do norte e sempre discriminado. Se tivesse mais apoio, quem sabe não continuaria trazendo alegria aos torcedores?
    É o único time que torço no Brasil. É o meu “Papão”.
    Nada de torcer pra times de outros estados que nem respeito têm pelos menores.
    Besitos

  6. Este estudo vem enriquecer uma história de glórias e ajudar a vencer a fase atual de dificuldades do Papão. Comentei o assunto em meu blog Pelas Ruas de Belém. Leia aqui: http://pelasruasdebelem.zip.net/arch2010-02-01_2010-02-28.html#2010_02-26_10_47_29-10174982-0

  7. Odinaldo Junqueira disse:

    É isso aí PAPÃO DA AMÉRICA DO SUL, tú és conhecido no mundo inteiro, sempre serás a minha paixão.

  8. Marcelio Leal disse:

    Essa campanha do Paysandú foi recheada de times tradicionais da américa do sul:
    – Sporting Cristal 0 X 2 Paysandu;
    – Paysandu 0 X 0 Cerro Porteño;
    – Paysandu 3 X 1 Universidad Católica;
    – Paysandu 2 X 1 Sporting Cristal;
    – Cerro Porteño 2 X 6 Paysandu;
    – Universidad Católica 1 X 1 Paysandu.
    – Boca 0 X 1 Paysandú
    – Paysandú 2 X 4 Boca

  9. joel machado disse:

    essa campanha nunca será igualada… TE AMO PAYSANDU SPORT CLUB

  10. Erick Camargo disse:

    Paysandu, minha eterna paixão.

    EU TE AMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Marlene Muniz disse:

    TE AMO, PAPÃOOOOOOOOOOOO!

  12. Diogo Papão disse:

    Valeu, Marcelo Duarte! É bom ver esse reconhecimento num Blog tão bom quanto o seu.

    Valeu, Papão!

  13. Ramon Samudio disse:

    Muito legal.

  14. Ednundo disse:

    Parabéns Papão, vamos brilhar novamente,

  15. Osvaldir Bertho Bono disse:

    Marcelo, neste jogo ( Corinthians e Tiradentes) eu Osvaldir, estava no Canindé, e o fato mais curioso foi que quando o Corinthians fez o sétimo gol, não tinha o número 7 e nem 8 para colocar no placar.
    O placar somente voltou a ser movimentado quando o Corinthians fez o nono gol, então colocaram o 6 de ponta cabeça, depois o Corinthians fez o décimo gol.

    Abçs,

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo