Publicidade

Publicidade
20/02/2010 - 14:51

Que horas são em Katmandu?

Compartilhe: Twitter

Termina daqui a pouco, à meia-noite, o horário de verão. Todos gostam, pois o dia fica mais longo. O colaborador César Monteiro falou sobre isso no “Você é Curioso?” de hoje:

De onde veio os fusos horários? As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde se enrolava a corda. Já por volta de 1300, usavam-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. As formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas. Na Venezuela, adota-se um fuso de meia hora, enquanto na China, um país enorme, que poderia abranger quatro fusos horários, todos precisam usar o horário de Pequim. O site curioso de hoje é o 24timezones.com.  Nesse site eu descobri que existem cidades como Katmandu, no Nepal, que adotam horários quebrados em 3/4 de hora.  Aí sim que dá confusão.

Para ler mais sobre o Horário de Verão, entre na página de “O Guia dos Curiosos”. Clique aqui.

Autor: - Categoria(s): Cotidiano, Sites curiosos, Você é curioso Tags: , ,

Ver todas as notas

1 comentário para “Que horas são em Katmandu?”

  1. Visionário disse:

    Não precisamos ir longe. O semi ditador Hugo Chávez, da Venezuela, adotou horário de verão, com quebra de 30 minutos. Coisa de Socialismo bolivariano.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo