Publicidade

Publicidade
12/02/2010 - 20:58

Luzes por todos os lados

Compartilhe: Twitter

O norte-americano Nick Holonyak Jr. entrou para o Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos em 2008. Na verdade, o que Holonyak fez foi desenvolver — e dar uma utilidade — a algo que já havia sido “inventado” há muito tempo. As luzes LED (sigla para Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) foram descobertas por um russo. Pelo menos é o que sustenta Nikolay Zheludev, professor de Física da Universidade de Southampton, em seu estudo “A Vida e os Tempos do LED — Uma História de 100 Anos”.

led012

“Muitas pessoas acreditam que o LED foi descoberto por pesquisadores norte-americanos na década de 1960”, comenta o professor. “Na verdade, Henry Round, dos Laboratórios Marconi, percebeu a emissão de luz por meio de um diodo semicondutor 100 anos atrás e, sozinho, um gênio russo esquecido — Oleg Losev — descobriu o LED”, conclui Zheludev.

Enquanto a dúvida persiste, o LED está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nos casamentos, por exemplo, o buquê Galvanic Skin Response permite que  qualquer noiva brilhe mais que o habitual. Com um arranjo de tulipas e lírios, além dos LEDs, o buquê se acende em azul se a noiva está calma ou em branco se ela está nervosa. A medição é feita através de um eletrodo ligado ao dedo da felizarda, e fica registrada em um cartão de memória de 1 GB. A novidade foi apresentada na última edição do Expo Noivas.

led

Para os bichinhos de estimação, coleiras com luzes LED também estão disponíveis para venda. Além de uma ótima decoração para seu cão, essas coleiras também ajudam na segurança para os que gostam de passear à noite. É possível encomendá-las pelo site da empresa, que importa o produto.

Que tal  luzes LED para uma balada? Além de compor a decoração dos locais, também é possível encontrar as agora onipresentes luzinhas nas camisas dos frequentadores. Assista ao vídeo abaixo e tire a prova.

Para quem se interessou pela camisa com LED, ela custa 85 reais e é vendida pela mesma empresa que comercializa as coleiras.

Autor: - Categoria(s): moda Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo