Publicidade

Publicidade
11/02/2010 - 18:59

A cidade de São Paulo em 1776

Compartilhe: Twitter

O Arquivo Público do Estado de São Paulo reúne não apenas documentos sobre a capital paulista, mas também jornais e revistas das mais variadas épocas. Graças a esses textos e dados, pesquisadores de diversas áreas descobrem mais sobre os hábitos e preferências dos brasileiros de épocas remotas.

Porém, como grande parte dos arquivos guardados por lá é mesmo da capital paulista, a instituição lançou o site Viver em São Paulo. Nele, estão reunidos dados e periódicos relacionadas à cidade, que, juntos, explicam como era a rotina dos paulistanos desde o  século XVIII.

Por exemplo: a partir da leitura da revista “A Cigarra”, com edições entre 1914 e 1948, o site do  Arquivo Público revela  o que pensavam os jornalistas da década de 1910 sobre os banhos de mar (clique na imagem para ler o texto completo). Hoje esse assunto é mais do que banal.

Os banhos de mar saturam-nos de iodo. Encourajam-nos contra a anemia. Afugentam de nós a tristeza, sacia da doença, enrijando-nos os nervos, tornado-nos activos e vigorosos. São elles que nos retemperam para as luctas do trabalho, luctas quotidianas que renascem, a cada momento, das difficuldades vencidas, com a tenacidade das cabeças das hydras da fabula.

cigarra1

1817Com os documentos sobre a população paulistana, é possível descobrir coisas surpreendentes. No ano de 1776, viviam apenas 2.026 pessoas em São Paulo. Segundo o site do IBGE, a estimativa atual da população da cidade gira em torno de 10.434.252 pessoas. Digamos que a população cresceu “um pouquinho”…

1776

O censo feito em 1817 é mais completo que os anteriores. No documento, é possível ver a ocupação da população. A maior parte (1.174 pessoas) era de escravos. Eram ainda 55 artistas, 56 negociantes e 205 milicianos.

Vale a pena conhecer o site, um grande e importante banco de dados da história paulistana.

Autor: - Categoria(s): São Paulo Tags: , ,

Ver todas as notas

1 comentário para “A cidade de São Paulo em 1776”

  1. bia disse:

    caaaaara seu blog é o bicho bjs bia

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo