Publicidade

Publicidade
31/10/2009 - 16:49

Quem usava o anel brucutu?

Compartilhe: Twitter

Quem aí tinha um anel brucutu? Cuidado para não denunciar se você é jovem, velho ou dinossauro na resposta. Esse foi mais um tema que gerou muitos comentários no “Você é Curioso?”.

roberto_carlos_dodge

O “anel brucutu” foi uma febre criada pela Jovem Guarda. Inspirados por Roberto e Erasmo Carlos, os rapazes achavam o máximo usar um anel enfeitado com o tal brucutu. “Brucutu” era uma pecinha do Fusca responsável por esguichar água no para-brisa do carro, com o autoexplicativo nome técnico de “bico ejetor de água para o para-brisas”.

brucutu2

O apelido veio de uma música homônima de Roberto Carlos, lançada no álbum “Roberto Carlos canta para a juventude” (1965). Clique na fitinha k-7 pra ouvir!


MusicPlaylistRingtones
Music Playlist at MixPod.com

A moda de roubar o brucutu para fazer anel ganhou tanta força que era difícil encontrar um Fusca intacto. Afinal, valia tudo para conquistar aqueles brotos, mora?

Autor: - Categoria(s): Baú, Música Tags: , , ,

Ver todas as notas

77 comentários para “Quem usava o anel brucutu?”

  1. Alceu disse:

    Fantástica essa matéria……..E a rodinha esta feita em torno do fusca, quando o dono percebia, já chegava preocupado cada uma falava coisas que ninguém entendia, pois não tinha sentido era só para disfarçar e o dono do fusca não perceber que o que queríamos mesmo era o BRUCUTU, mas se o dono não chegava, adeus BRUCUTU e viva a jovem guarda.

  2. Dan disse:

    “roubei” muitos Brucutus, depois, um pouco menos moleque, fui vendedor de calças “Calhambeque”

    • Dan disse:

      Voce guardou calças calhambeque como recordação? É possivel encontrar alguem que tenha uma pra vender?
      Meu nome é Vanir
      email: vanirelili@hotmail.com
      (eu tenho um anel de brucutu, recordação da época da jovem guarda)

    • vanir disse:

      O Dan disse que vendia calças “calhambeque”. Pergunto se ele ou alguem tem alguma que guardou como recordação e se venderia.
      Vanir
      Email: vanirelili@hotmail.com

  3. Sergio Utimura disse:

    Na minha memória o “brucutu” era uma peça com duas aberturas por onde saiam os esguichos de água para o parabrisas, seu formato era semelhante aos capacetes utilizados por ciclistas que disputam provas de velocidade em circuitos fechados. A peça na foto parece ser a base da antena telescópica, marca Truffi, que era fixada do lado do motorista, próxima do espelho retrovisor, na época não havia a obrigatoriedade do espelho do lado direito dos carros.
    Valeu pela curiosidade, tanto para relembrar os anos 60, quanto para mostrar aos mais jovens como era a nossa adolescência e juventude.

  4. Visionário disse:

    Não que eu seja tão velho assim, mas, o Sergio Utimura, está coberto de razão. O anel “brucutu”, realmente era o suporte da antena do fusquinha. Alargava o seu interior e se usava como anel. O esguincho era, da mesma forma, cobiçado, como souvenir, e era utilizado numa corrente pendurada no pescoço.

  5. Francisco Lima disse:

    Brucutu

  6. Francisco Lima disse:

    Não me lembro, más a música Brucutú, eu conheço pois tenho o cd e curto muito Roberto Carlos principalmente as músicas dos anos 60 e 70, realmente são muito boas,tenho saudades daquelas músicas.

  7. Manoel Mesquita disse:

    Olha o Brucutu ! Bru-cutu . Boa tarde amigos!!! Que saudades daqueles tempos dourados em que passiàvamos às 3 da manhã na Av. Rio Branco sem lenço e sem documento e sem medo também, pois, não havia essa violencia danada que hoje prende as pessoaos em seus Ap’s. Era um tempo de amor livre das maldades de hoje. O meu anel de Brucutu estava no dedo médio, para sobressair mais. Jamais esquecerei, nosso amigo lembrou sabiamente o Anel de Brucutu do esguicho do Fusca, Boa Tarde…

  8. J. A. disse:

    A peça acima mostrada, nada tem a ver com o BRUCUTU.
    Este anel era confeccionado com o injetor de água do fusca ou feito artesanalmente com um pedaço de metal, com os dois furinhos, preferencialmente pintados de vermelho.

    Abraços brocutenses

  9. AILTON disse:

    Negativo, o brucutu era realmente o bico ejetor de água para o pára-brisa do fusca. Não era de carro de outra marca, nem a base do suporte da antena, embora esta às vezes fosse usada. O brucutu não era a peça que se vê na foto. Bons tempos que não voltam mais.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo