Publicidade

Publicidade
16/09/2009 - 13:31

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Compartilhe: Twitter

Quando você pensa em um clube esfumaçado, decorado de amarelo, verde e vermelho, com pessoas dançando passos de reagge, “Águas de Março” é a última música que seus ouvidos esperam ouvir, certo? Não se você estiver em um show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

Afinal, o grupo formado por 9 músicos se dedica a interpretar clássicos da música brasileira com um tempero bem jamaicano. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana nasceu das cabeças do guitarrista e vocalista Sérgio Soffiati e do trompetista Felippe Pipeta de montar uma “big band de ska”. O ritmo – uma das primeiras manifestações pop da música jamaicana – é perfeito para fazer o público dançar, cantar e se divertir. Uma pesquisa revelou que diversas bandas na Europa (e até uma no Japão!) usavam músicas brasileiras, mas que não havia nenhuma do Brasil. “A gente estava dando mole”, diz Sérgio Soffiati.

Além de Sérgio e Pipeta, a “Orquestra” é formada por Ruben Marley (trombone), Marcelo Cotarelli (trompete e flugel), Fernando Bastos (sax tenor e flauta), Igor Thomaz (sax barítono e alto), Fabio Luchs (bateria), Rafael Toloi (baixo) e Lulu Camargo (teclados).

Entre os arranjos curiosos do grupo está uma animada versão de “O Guarani”, a ópera de Carlos Gomes eternizada na abertura do programa de rádio “A Voz do Brasil”, “Tico-Tico No Fubá” e “Trem das Onze”.

Ficou curioso? O show de estréia da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana acontece nessa sexta-feira, 18 de setembro, a partir das 22 horas, no Aldeia Turiassu (Rua Turiassu, 928; Perdizes; São Paulo). Dá pra ouvir o trabalho da banda no MySpace e saber todas as novidades pelo Twitter.

Autor: - Categoria(s): Música Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

3 comentários para “Orquestra Brasileira de Música Jamaicana”

  1. Bárbara Araujo disse:

    Marcelo, um comentário não relacionado ao post: ADORO seu trabalho. Quando criança ganhei “O Guia dos Curiosos” e desde então nunca deixei de acompanhar seus lançamentos e os da Panda.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços,
    Bárbara.

  2. Renata Seixas disse:

    A PEC da Música avançou. A Comissão Especial de Fonogramas e Videofonogramas Musicais da Câmara aprovou o relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição 98/07 – mais conhecida como PEC da Música – de autoria do deputado Otavio Leite.
    A proposta elimina impostos sobre os CDs e DVDs produzidos no Brasil, que contenham obras de brasileiros ou interpretadas por brasileiros – o que poderá gerar uma redução de cerca 25% nos preços para o consumidor. A iniciativa beneficiará também as mídias digitais. “Hoje, ao baixar músicas pelo celular, o consumidor paga 35% de imposto. Um absurdo contra a cultura nacional”, diz Otavio.
    De acordo com o parecer aprovado, as fábricas de CDs e de DVDs instaladas na Zona Franca de Manaus continuam com a exclusividade da isenção de impostos para fabricação multiplicada dos produtos.
    Diversos artistas compareceram à reunião para apoiar a aprovação da proposta, entre eles os cantores, Gian & Giovani, César Menotti, Ivo Meireles, Jorge Vercillo, entre outros.
    A PEC agora vai à votação no plenário da Câmara, onde serão necessários os votos de, no mínimo, 308 deputados.
    A mobilização prossegue e ganha cada vez mais força com o crescente engajamento dos artistas, profissionais e amantes da música, em defesa da cultura nacional.
    É aí que você pode ajudar muito!
    Sendo o responsável por um site que aborda o tema, é importantíssimo que você divulgue e informe os leitores, a fim de pressionar os deputados a votar a favor da proposta.
    Qualquer dúvida, estamos à sua disposição pelo email: renata@otavioleite.com.br
    Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog!

    Assista ao debate promovido pela MTV há uns dias atrás:
    http://mtv.uol.com.br/debate/videos/mtv-debate-baixar-o-imposto-aumenta-venda-do-cd-clique-e-assista-na-%C3%ADntegra

    O programa CQC também fala sobre a proposta aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=M_8FJEDdLD4

    Acompanhe: http://twitter.com/pecdamusica e http://twitter.com/otavioleite
    O que saiu na imprensa sobre a proposta:
    http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

    A íntegra da proposta:
    http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?proposta-de-emenda-a-constituicao-no-98-de-2007-pec-da-musica-2303

  3. Fernao disse:

    Otima materia! Força ao OBMJ!!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo