Publicidade

Publicidade
13/09/2009 - 18:53

Se o cinema ainda fosse mudo

Compartilhe: Twitter

Em 1894, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière inventaram um aparelho que fotografava imagens e as projetava a 16 quadros por segundo. Em dezembro de 1895, os irmãos Lumière colocaram 100 cadeiras diante de um enorme pano branco em um estabelecimento no centro de Paris e realizaram as primeiras projeções cinematográficas.

lumiere

Para muitas pessoas, o espetáculo era chocante! Cenas aparentemente banais, como a do trem chegando a uma estação, faziam com que alguns abandonassem a  sala de projeção às pressas, com medo de o trem realmente sair da tela.

As primeiras produções eram sem som. O acompanhamento musical era feito ao vivo, dentro da própria sala de cinema por um pianista ou outro músico. O cinema mudo imperou até 1927, quando um sistema conhecido como Vitaphone conseguiu sincronizar de maneira eficiente som e imagem. Você já imaginou como seria se o cinema ainda fosse mudo?

Autor: - Categoria(s): Cinema, Humor, Invenções Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

11 comentários para “Se o cinema ainda fosse mudo”

  1. Marco Aurélio disse:

    Uma proposta que lida com o imaginário, de adultos e crianças… interessante, com uma determinada duração, bom pra publicidade, agora, inimitável, “Tempos Modernos”, e ”The Kid”, Felicidades!

  2. Zé Jorge disse:

    Legal. Bacana estas aparentemente pequenas informações que, na realidade estão imbuídas de curiosidades e de detalhes que na maioria das vezes a gente não pára pra analisar na sua essência.

  3. ewerton disse:

    Morri de rir!, muito bem bolado, merece 5estrelas!!!!

  4. jéssica disse:

    craças a deus ñ é + mudo!!!

  5. Marcio disse:

    Fico feliz e animado por saber que o mundo ainda dispõe de pessoas criativas.Nem tudo está perdido!

  6. Nana disse:

    Imaginem ver Senhor dos Anéis sem som…
    Praticamente seria impossivel imaginar aquela trilha maravilhosa enquanto se assiste o filme!!!

  7. fabio disse:

    oi…tava vendo este vídeo e o descobri esse ainda em 2008 no site do estrondo.org (aliás um excelente blog que parece ter sumido)…tá muito atrasado esse post.

  8. Ian disse:

    haha deveria ter as telas pretas de fala com as falas do darth vader. ” capitão, onde estão os planos roubadoos?” e “eu sou o seu pai, luke!”

  9. Michel disse:

    Interessante para quem é musico, creio que a profissão voltaria a ser mais valorizada. Dentro do cinema onde o som é ao vivo? Interessante.

  10. marcos disse:

    star war sem o barulho classico da respiração do dark vaider não teria a mesma graça ainda bem que tem o som pois atraves dele podemos “mergulhar” ainda mais na historia do filme

  11. Israel Lando Carilissian disse:

    eu adorei e achei geniaaaaaaal pois sou fa do cinema mudo como ” o encouraçado potemkim (URSS 1925) e ” Metrópolis” ( 1927), um clássico da ficcão cientifica. espero ver versoes mudas de outro filmes!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo