Publicidade

Publicidade
09/09/2009 - 15:40

Os sabores mais exóticos de sorvete

Compartilhe: Twitter

O programa “É Brasil que não acaba mais”, que vai ao ar nos sábados (13h) e domingos (7h) pela BandNews FM, tem um quadro que se chama “Roda, Brasil”. É uma divertida competição entre as cidades. A cada programa, eu e o Luiz Megale bolamos um desafio. Um deles foi descobrir qual é o sabor mais exótico de sorvete do Brasil. Pra quem perdeu o programa, aqui vai um resuminho:

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, a reportagem da BandNews FM encontrou um sorvete sabor “viagra”, inspirado na famosa pílula azul. A receita do sorvete é do sul da Itália e, no Brasil, recebeu adição da erva ginseng. O sorvete, lógico, é da cor azul.

Mais uma do Rio de Janeiro: uma sorveteria carioca oferece sorvete sabor “capuchinha” durante a primavera. A flor comestível é misturada a um creme inglês adoçado com mel e incrementado com gergelim preto. Em Belo Horizonte, uma sorveteria resolveu encarnar o espírito caipira. Lá, é possível encontrar sorvetes de arroz doce, canjica e pé-de-moleque.

Sorvete de queijo, rosas vermelhas, ricota e quentão podem ser encontrados em Curitiba. O fabricante maluco jura que é capaz de produzir sorvete de qualquer sabor. Um dos mais inusitados é o sorvete de aceto balsâmico – feito especialmente para ser servido com saladas. Porto Alegre apresentou o sorvete de azeite, enquanto Brasília trouxe uma coleção de frutos do cerrado, como cagaita, mamacadela e cajá-manga (já apresentados aqui no blog).

A representante de São Paulo foi a sorveteria Damp, que tem sabores de rosa, manjericão, tomate seco e nozes com gorgonzola.

Em viagens, já tomei alguns sabores estranhos, como roquefort (na Espanha) e gergelim (nos Estados Unidos). Veja a cor do sorvete de gergelim no vídeo abaixo:

Qual foi o sabor mais curioso de sorvete que você já experimentou?

Autor: - Categoria(s): Bizarro, Comes e bebes, Viagem Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

26 comentários para “Os sabores mais exóticos de sorvete”

  1. paulo del busso disse:

    ja experimentei sorvete de Violeta, em uma feira de alimentos e achei maravilhoso, era de uma empresa italiana, porem nunca encontrei aqui em sao paulo.

  2. Fulvio disse:

    Bom, sobre os sorvetes…. desses artesanais nunca comi um tão exótico assim, mas conheço um picolé de tapioca… mto bom!

  3. helio titan disse:

    LEMBRO O SORVETE DE AÇAI, CUJA COLORAÇÃO LEMBRA O VINHO E É UMA DELÍCIA!
    TITAN.

  4. Dri Jau disse:

    Aqui em Jaú sp tem sorvete de Jaca e Maça do Amor …

  5. Marcia disse:

    Em Belém do Pará temos varios tipos de sorvetes nos sabores.

    Cupuaçú, Bacurí,Açai, Mangaba,Tapioca,Graviola,Castanhado Pará, Doce de leite, Goiaba, Muruci, Amendoin.

    Todos são uma delicia.

  6. Thiago Luiz disse:

    Sorvete e picolé de jaca em Marataízes – ES.

  7. Giulio disse:

    Aqui em Santarém (PA)
    Existem sabores muito exoticos, todos provenientes das frutas da região.
    Existe de:
    Bacuri, Cajá ou Taperebá, Muruci, Cupuaçu, Uxi, Graviola, Araça, Café, Erva-Doce, Menta, Queijo, Qualhada, Creme de Leite e Sapoti, entre outros que são mais comuns e alguns que não me lembro no momento !
    Precisando… posso fotografar e lhe enviar por e-mail !
    (Ahhh saudades da Revista dos Curiosos !!!)

  8. TAKIM DA MEZA disse:

    EM TRANSITO POR UMA PEQUENA CIDADE DO NORTE DE MINAS, SABORIEI O SORVETE DA FRUTA “UMBU”. É UMA FRUTA QUE SÓ TEM EM TERRAS DAQUELA REGIÃO(norte de mina ao sertão baiano). TEM UM SABOR FANTASTICO E AGRADAVEL. MERECIA SER PRODUZIDO INDUSTRIALMENTE PELA GRANDES EMPREESAS, O BRASIL É REALMENTE FANTASTICO EM TERMOS DE FRUTAS DESCONHECIDAS.

  9. Arnaldo Guimarães disse:

    Em Belém do Pará há sabores inigualáveis e saborosos mesmo: café, bacuri, pavê de cupuaçu, araçá, sapoti, banana caramelizada, uxi, pajurá, castanha-do-pará…. Imperdível saboreá-los!!!!

  10. KillerXXI disse:

    Sorvetes de tucumã e pupunha são encontrados fáceis aqui em Manaus.

  11. Brás Vitorino disse:

    Em São Luis do Paraitinga, no interior de São Paulo, comi o melhor sorvete da minha vida. Era feito com vários queijos e pedacinhos de queijo. Parecia um pudim de leite. Bão demais.

  12. jana disse:

    sorvete de Tereré (uma bebida paraguaia que já está mais do que cravada na historia do Mato Grosso do Sul), em Bonito/MS tem sorvete de Tereré, de tapioca, de quentão…

  13. Paulo disse:

    Bom aqui na minha região, zona da mata mineira, eu nunca vi um sabor de sorvete exótico, mais por eu não ter visto, não quer dizer que não tenha, mais por mim, poderia ter sabor de sorvete de caipirinha.

  14. Elvira disse:

    Evidentemente que em Belo Horizonte não poderia deixar de ter o sabor capirinha, né? Tem champanhe também.
    Já li que no Japão existem de berinjela, camarão, caranguejo, enguia, lula, polvo, frango, raiz forte, talharim, batata-doce, cactus e arroz.

  15. chico barros disse:

    aqui em cuiaba tem sorvete sabor de pequi mto bom

  16. Eduardo Paiva disse:

    Opa…
    Aqui em São Paulo, uns 20 anos atrás, tinha uma sorveteria grande aqui em Moema. “Ice Shopping”, se não me engano. Ela foi vendida e o novo dono resolveu inovar…

    Foi nessa época que fui lá com meus pais, e, embora a gente quisesse apenas tomar um sorvete de limão (ou algo parecido), o atendente nos deu uma “amostra” de cada um dos três sabores novos que eles tinham lançado: sabor “Rosas”, “Queijo” e o incrível sabor “BACALHAU”!!!

    O de rosas era doce, nada de especial, mas não era ruim. O de queijo era bastante estranho, bem salgado.

    Já o de bacalhau, como era de se esperar, era horroroso! E o mais legal é que, junto com o sorvete, vinham pequenos espinhos! Bem realista…

    Óbvio que a sorveteria fechou meses depois, onde hoje é uma loja.

    Papai e mamãe estão vivos, não estão gagás e são testemunhas disso.

    Abraços a todos!
    E ao Marcelo, claro.

  17. João disse:

    Que tal o sorvete de CAJÁ, até hoje nunca experimentei melhor.

  18. Ísis disse:

    Os sorvetes mais exóticos que eu experimentei foram os de: cupuaçu, cajá, açaí, tapioca e buriti. Foi na Sorveteria Glacial em Manaus (AM). Lá essa rede é famosa e está em todos os bairros da cidade.

  19. krika disse:

    Os sorvetes mais diferentes que experimentei foi em São Luis do Maranhão: Cupuaçu e Tapioca são imperdiveis. Aqui no Rio experimentei estes sabores na Feira de São Cristovão mas não era a mesma coisa…Já experimentei o de queijo com goiabada, queijo (sómente), doce de abóbora, papaia com cassis (excelente!). Eu sempre experimento os sabores que fujam do morango e creme tão comuns. Ah, em Piçarras (SC) provei um de morango que era morango de VERDADE, e esse sim valeu a pena!!

  20. Maraísa disse:

    Olá,
    Gostaria de saber os nomes das sorveterias do Rio de Janeiro ou de Curitiba que você citou que há sorvetes com sabores de flores! Morro de vontade de experimentar! rsrs

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo