Publicidade

Publicidade
18/08/2009 - 13:37

Os 40 anos do Topo Gigio no Brasil

Compartilhe: Twitter

Comprei um CD de músicas infantis na semana passada para o Antônio, meu caçula. Ele ouviu, ouviu e elegeu sua preferida: “Meu Limão, Meu Limoeiro”, na versão cantada pelo ratinho Topo Gigio. Como num passe de mágica, o Antônio me ajudou a resgatar mais um pedacinho de minha infância. Este ano, o personagem infantil Topo Gigio está completando 40 anos de televisão no Brasil. O ratinho arrebatou a audiência do público infantil brasileiro entre 1969 e 1971. O personagem Topo Gigio nasceu na Itália, em 1958, criado por Maria Perego. Ele media 30 cm de altura e mais 8 cm de orelha. Na Itália, sua voz era feita pela atriz Gina Lollobrigida.

No Brasil, o boneco foi dublado inicialmente por Pepino Mazzuullo, um italiano que não falava português. Por causa disso, as participações de Topo Gigio precisavam ser gravadas com antecedência, uma vez que Pepino “decorava” as frases em português do personagem.

Responsável pela estreia de Topo Gigio no Brasil, o programa “Mister Show” era apresentado por Agildo Ribeiro e ia ao ar pela Rede Globo às quintas-feiras, no período da noite. No programa, Topo Gigio contracenava com a “namoradinha do Brasil” Regina Duarte. “Ele é uma figura maravilhosa”, derretia-se Regina.

O ratinho politicamente correto sempre dizia frases meigas com seu sotaque italiano, ensinava boas lições às crianças e gostava de cantar sucessos da época como a já citada “Meu Limão, Meu Limoeiro”  e “Calhambeque”:

Só que alguns comediantes começaram a pegar no pé do ratinho – Chico Anysio, por exemplo,  fazia imitações irônicas, insinuando que o ratinho era “afeminado”. A polêmica brincadeira envolvendo o personagem acabou motivando a criação de uma namorada para ele, batizada de Rose.

O programa do Topo Gigio deixou de ser exibido em 1971. Ele ainda ensaiou uma volta para a televisão ao longo da década de 1980, na rede Bandeirantes. O personagem contracenou com o ator Ricardo Petraglia, chamado de “Dick” pelo ratinho.  Neste episódio de 1987, Topo Gigio inclui em suas orações os presidentes dos Estados Unidos e da antiga União Soviética  e deseja boa noite para a atriz Fernanda Montenegro.

Autor: - Categoria(s): Televisão Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

59 comentários para “Os 40 anos do Topo Gigio no Brasil”

  1. SANDRO ROBERTO disse:

    Que legal, tenho um amigo chamado sérgio, a qual eu dei esse apelido de topo gigio, super 10 esse ratinho.

  2. prado disse:

    Puts isso é que relembrar e se emocionar…tenho 45 anos e fiquei doente quanto o topo gigio foi embora, me lembro como fosse hoje ele indo por uma estradinha…. chorei pra caramba…valeu valeu valeu…

  3. Fernanda disse:

    O apelido do meu irmão é Gigio por causa deste ratinho. Que época maravilhosa !! Que saudade !! nossa infancia foi muito boa. As crianças nesta época eram mais livres e felizes.

  4. Rosália disse:

    Eu adorei rever essa matéria pois, era tão bom esse programa ,até hoje tenho esse lindo ratinho,diferente do rato do RATINHO
    que só fala porcaria indecencia etc. Está de parabéns quem fez essa reportagem.
    Parabéns a Marcelo

  5. Ivana disse:

    Adorei ver esse ratinho de novo….Dá saudade do tempo em que criança era só criança….

  6. leninha disse:

    Nunca esqueço.. minha irmã gostava muito do ratinho qdo acabava o programa ela chorava muito… dizendo para minha mãe colocar no gigio hj ela está com 24 anos ..

  7. Muito bom mesmo.. lembro quando assistia ao programa do topo Giggio de manhãzinha.. era bem legal, apesar de simples..
    ah e uma curiosidade sabiam que o Giggio contracenou com o grande Chesperito,intérprete de chaves,chapolin e muito outros?
    http://www.youtube.com/watch?v=tsDm8qSNYz4

  8. Diego Lorenzo Palópito disse:

    AQUI ESTÃO ALGUNS PROGRAMAS ONDE TOPO GIGIO ESTEVE:

    Topo Gigio já fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan’s Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir. Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um cartoon, no Japão. Fez, também, sucesso no Brasil, em programas apresentados por Agildo Ribeiro em 1969, e em Portugal, em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes. Mais recentemente, na década de 90, entrou em programas como o Big Show Sic, de João Baião.

    E AQUI ESTÁ UM LINK PARA O YOU TUBE, ONDE MOSTRA UM VIDEO DO TOPO GIGIO CONTRACENENDO COM O DR CHAPATIN (DO CHAPOLIN):
    http://www.youtube.com/watch?v=lOHQ5QNIMwE

  9. Roseli Coelho disse:

    Lindo, divertido e apaixonante … assim é o Topo Gigio. Não lembro dos programas que passaram nos anos 70, só os da Band com o Petraglia, mas lembro que tive um boneco desse lindo ratinho quando criança e, que por já estar muito velhinho (desgastado segundo a minha mãe, pois naquela época, era o único brinquedo que eu gostava de fato), minha mãe aproveitou o momento em que fui passar uns dias na casa de uma tia minha (e era época de Natal) e deu o meu “filhinho” pro filho do Lixeiro (palavras dela) que não tinha nenhum brinquedo para brincar no Natal, enquanto eu tinha outros brinquedos. Tentar explicar para uma criança de 4 anos e querer que ela entenda e aceite tal situação é humanamente impossível. Moral da história cresci com este trauma não superado até hoje… e olha que já estou com 42 anos e me emociono até hoje quando lembro do meu lindo ratinho.

  10. Maria Vilma Alves Cordeiro disse:

    Eu gosto muito do topo gigio,até hoje sinto saudades de assirti-lo novamente na tv,ésempre bom relembrar os momentos bons da infancia.Por favor vocês donos dos programas de televisão,coloquem de novo o topo gigio no ar,garanto a vocês que tantos adultos vâo assistir como crianças vão gostar,pensem nisso. beijos thal.

  11. mário da rocha pires disse:

    como eu faço para comprar o topo gigio com o agildo ribeiro em dvd, isso se for possível e quanto custa?

  12. TIKO disse:

    QUANTA SAUDADE
    ISSO É QUE ERA TEMPO BOM
    OS VIZINHOS IAM LÁ PRA CASA ASSISTIR O GIGIO

  13. josé edson disse:

    gostaria de adquirir um dvd do topo gigio que tem agildo ribeiro e que ele canta aquela musica meu limão , meu liomeiro.como faço?

  14. Elaine Missiano disse:

    Eu sinto enorme saudade do Topo Gigio. É lamentável que comentários maldosos possam ter mais força do que a alta qualidade. Temos tantas PORCARIAS na TV. Gigio poderia voltar? Como poderia ser feito para isso acontecer? Também tenho interesse em ter um ou mais dvds de Topo Gigio e Agildo Ribeiro. Como posso fazer para conseguir? Obrigada pela reportagem!

  15. rosemary proença ferreira disse:

    GOSTARIA QUE O PROGRAMA TOPO GIGIO VOLTASSE, pois as crianças de hoje teriam a oportunidde de conhecer outros valores (mais concretos e sinceros) e a simplicidade da vida.

  16. Topo Gigio disse:

    Eu sinto muita saudade do topo Gigio, ele era uma gracinha gostaria muito que ele voltasse principalmente para meus filhos poderem ver ele,porque eu falo muito dele para eles ,e eles ficam enteressando em saber como ele era e poder assister seu programa….por ser um ratinho sinsero e amiguinho

  17. Topo Gigio disse:

    Eu gostaria muito que o Top Gigio voltasse ele era uma gracinha de ratinho sinsero e inteligente gostaria muito que meus filhos tevisse oportunidade de poder assistir um programa dele…..

  18. Marcia Reis disse:

    OLHA, QUE SAUDADES…….
    O TOPO GIGIO ERA A PURA INOCENCIA.
    COMO EU GOSTARIA QUE ELE VOLTASSE E QUE UMA EMPRESA DE BRINQUEDOS O FABRICASSE NOVAMENTE.
    É MUITO EMOCIONANTE.
    POR VARIAS VEZES LEMBRO DOS PROGRAMAS, DAS CANÇÕES E HOJE RESOLVI REVIRAR A INTERNET P/ ACHAR ESTE RATINHO MARAVILHOSO.
    FOI UMA EPOCA MUITO BOA DA MINHA INFANCIA.
    HOJE EU GOSTARIA DE MOSTRAR PARA A MINHA NETA E ATÉ COMPRAR ESTE RATINHO,MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR.
    CASO VOCES SAIBAM, ME INFORME POR FAVOR.
    PARABÉNS ……

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo