Publicidade

Publicidade
15/08/2009 - 15:01

Quando Hollywood acende um cigarrinho

Compartilhe: Twitter

No pôster original de “Coco Antes de Chanel”, a cinebiografia de uma das estilistas mais famosas de todos os tempos, a atriz Audrey Tatou aparece na cama, segurando um cigarro.

No Brasil, o cartaz terá em versão antitabagista, com o cigarro de Coco substituído digitalmente por uma inocente caneta. Nascida em 1883, Coco Chanel era realmente uma fumante inveterada – e, no filme, não faltam cenas e baforadas de Audrey Tatou.

O cigarro e a indústria cinematográfica andam juntas faz tempo. Estrelas de Hollywood como Cary Grant, Gary Cooper, John Wayne, Clark Gable e Bette Davis (foto abaixo) recebiam dinheiro dos fabricantes de cigarro para promover o produto. Apesar de contribuirem para a associação do tabaco com o glamour hollywoodiano,  John Wayne e Gary Cooper morreram de câncer em 1979 e 1961, respectivamente.

Ao longo do clássico “Casablanca”, Humphrey Bogart raramente é visto sem um cigarro. No filme de 1942, quase todos os homens aparecem fumando. Humphrey Bogart morreu em janeiro de 1957, também vítima de câncer.

O rebelde sem causa James Dean não largava o cigarro – a atitude, combinada com o topete, as jaquetas de couro e a camiseta branca, lhe valeu o posto de símbolo da rebeldia juvenil.

Em várias cenas em “A Primeira Noite de um Homem” (1967), Mrs. Robinson (Anne Bancroft) aparece fumando. No filme, ela é uma mulher madura que tem um caso com inexperiente rapazote interpretado por Dustin Hoffman.

Recentemente, o filme “Boa noite e Boa Sorte” (2005), indicado ao Oscar, recebeu críticas pelo número de cenas em que o âncora Ed Murrow (David Strathairn) aparecia fumando ou segurando um cigarro.

Em “Closer – Perto Demais” (2004), as personagens de Natalie Portman, Clive Owen e Jude Law se revezam em cenas de amor e de cigarros.  Apesar de também fazer parte do elenco, a atriz Julia Roberts não fuma em “Closer”, mas aparece fumando em “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem atualmente 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo. Estudos indicam que adolescentes expostos a cenas envolvendo cigarros nas telonas tem mais chances de se tornarem fumantes no futuro.

Autor: - Categoria(s): Celebridades, Cinema, Listas Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

57 comentários para “Quando Hollywood acende um cigarrinho”

  1. jair disse:

    Daqui a pouco vão proibir o comercio de crack no centro de São Paulo!!!!!!

  2. Nori disse:

    No caso das drogas, além de serem proibidas, os traficantes são punidos, quando presos. Então porque não punem os traficantes de cigarros, ou seja, os vendedores?

  3. Adriana Koch disse:

    Da farra no senado ninguém fala nada né? Das crianças fumando crack nas ruas ninguém se lembra não é? Vcs me dão nojo com suas mentes pequenas, suas cabeças vazias, suas memórias curtas, e seus conceitos inúteis! Vão protestar contra o que é verdadeiramente intolerável!

  4. JOSÉ GOMES disse:

    Uma coisa é certa: se uma lei foi criada é porque havia invasão da privacidade alheia, e ninguém é obrigado a ficar exposto a uma substância que se sabe cientificamente nociva à saúde. Embora existam problemas de ordem talvez mais gritantes, não se pode permitir, em sã conscienciência, que o CIGARRO E SEUS EFEITOS NOCIVOS venhaM a fazer parte do dia a dia de nossas crianças e adolescentes. É PRECISO TER BOM SENSO

  5. ZéDaPemba disse:

    Gente, a verdadeira mensagem é a de que devemos ir logo parando de fumar. Seja premidos por lei, seja pelo medo de uma morte prolongadamente sofrida, temos que mudar.
    Eu mesmo parei há 10 anos, depois de fumar desbragadamente por mais de 30 anos. Sei que vou morrer mesmo assim, mas com certeza atrasei um bocado a vinda daquele personagem que carrega uma foice. Adiei também aquelas sequelas que em muito antecedem a morte do fumante, e que o impedem de desfrutar tudo de bom que a vida nos dá nos anos maduros de minha vida.

  6. Alexandre disse:

    o cigarro é um mal que deve ser evitado. o que acontece nos filmes dificilmente deve ser levado para vida. só pq um ator fuma, vc não precisa fumar tb.

  7. Eduardo disse:

    É muita hipocrisia essa campanha contra o cigarro, enquanto o álcool e a maconha fazem vítimas todos os dias.

    eu nunca vi ninguém fumar um cigarro e depois pegar o volante do carro e matar 3 , 4 pessoas atropeladas no caminho,, mas já vi gente beber muito e matar pessoas pelo caminho atropeladas, e ainda dizem que nós fumantes é que matamos as pessoas .

    E outra coisa quando o amigo aí disse que tem que fazer um seguro cigarro de 50 reais é piada né?

    Pra que que eu pago os impostos mais altos do mundo (Brasil),,,o governo tem é obrigação de cuidar de mim caso aconteça algo com a minha saúde devido ao cigarro.

    ou será que vc amigo acha que o seguro cigarro ia mesmo pra saúde? lembra da CPMF “o imposto da saúde”?

    Sou a favor sim de não se fumar em locais fechados,,,mas sou contra esse negocio da propaganda ter quase transformado nós fumantes em assassinos, como se a gente acendesse um cigarro e matasse imediatamente a pessoa ao lado!

    Enquanto isso deixemos a “Cracolândia” em PAZ e as mortes nas estradas e cidades devidos ao Alccol em PAZ também!!!!!

  8. Bruno disse:

    Fala serio isto tudo não passa de hipocrisia. Se for assim vamos também proibir cenas de violência, bebidas alcoolicas, sexo, drogas pesadas, fast food …… Pelo mesmo motivo, incentivam e formam opinião. Detalhe nunca fumei, mas isto é uma grande palhaçada. Enquanto isso as drogas ilegais correm soltas, principalmente o crack e ninguem faz nada.

  9. Fora fumantes disse:

    Os fumantes além de burros, são extremamente folgados e egoístas. Fumam ao lado de bebês, crianças, grávidas e não estão nem aí. Assim como os homens bomba extremistas: se matam e querem nos levar junto. MUITO BOA ESTA LEI!!!

  10. Diogo Diniz Garcia Gomes disse:

    Essa coisa de proibir já está enchendo o saco, toda hora aparece alguma coisa proibida! Porque não proibem os políticos de roubarem nosso dinheiro?! Porque permitem assaltos, roubos etc?! Como podem alterar um cartaz de filmes desse jeito?! Desrespeito ao modo de vida da pessoa retratada, do criador do cartaz, dos artistas. Será que vão tirar os charutos de Fidel e Che das fotos, cartazes e camisetas?! Porque não proibem comerciais de cervejas?! Porque vendem carros super potentes, incentivando os acidentes de transito! Porque permitem milhões de litros de esgostos nas águas dos rios?! Os políticos estão deixando as coisas grandes de lado e mexendo com pecuinhas. Existem coisas mais sérias a se resolver do que tirar um cigarro de ‘alguem. Baixem a carga tibutária, os impostos, deem dignadade de moradia, de assistencia social e de sáude. Ah!!! Isso não interressa né!

  11. Diogo Diniz Garcia Gomes disse:

    Essa coisa de proibir já está enchendo o saco, toda hora aparece alguma coisa proibida! Porque não proibem os políticos de roubarem nosso dinheiro?! Porque permitem assaltos, roubos etc?! Como podem alterar um cartaz de filmes desse jeito?! Desrespeito ao modo de vida da pessoa retratada, do criador do cartaz, dos artistas. Será que vão tirar os charutos de Fidel e Che das fotos, cartazes e camisetas?! Porque não proibem comerciais de cervejas?! Porque vendem carros super potentes, incentivando os acidentes de transito! Porque permitem milhões de litros de esgostos nas águas dos rios?! Os políticos estão deixando as coisas grandes de lado e mexendo com pecuinhas. Existem coisas mais sérias a se resolver do que tirar um cigarro de ‘alguem. Baixem a carga tibutária, os impostos, deem dignidade de moradia, de assistencia social e de sáude. Ah!!! Isso não interressa né!

  12. BM disse:

    Muitos parabéns ao governador!! Deixei de frequentar vários lugares de que eu gostava devido ao fedor insuportável dos cigarros de alguns frequentadores egoístas, que se sentem no direito de poluir o ar dos demais… Assim como a MAIORIA da população, não tenho vício nenhum e não incomodo ninguém. Sinto-me no direito de não ser incomodada também. Esta lei aumentará bastante minha qualidade de vida, assim como a de muita gente que odeia o cheiro fétido de cigarro em lugares fechados.

  13. Wanderson disse:

    E o peido de vaca que destroi a camada de ozônio…Disso ninguém fala…KKKKKKKKKKK

    Vivemos num país de idiotas, o governo deveria se preocupar com coisas mais importantes do que ficar perseguindo as pessoas que fumam, pagam seus impostos como qualquer outra, quem não fume e está incomodado , que se retire…

  14. Se o cigarro faz tanto mal assim, porque não acabar com a sua fabricação?

  15. Fred disse:

    Drogas, tabaco, alcool. O que é pior.? No entanto nunca ouvimos uma piada de drogado ou fumante, mas de bebado são incontáveis. O fumante é um saco e às vezes agressivo e acha que temos que cheirar o escremento que ele devolve para atmosfera. Vou bolar um capacete hermético para fumante. Ele(a) acende o cigarro e fica com o capacete fechado com a fumaceira até que respire tudo.

  16. yuri comba pinho disse:

    Sr. Orlando T. Villarinho, o que EEEEEEEEncomoda mesmo são os erros no vernáculo pai. EEEEncomoda corruptos com mandato de senador, EEEncomoda os descasos com a saúde, com a educação. E, neste último caso, tivessem os anteriores se procupado um pouquinho com a Educação Formal, de certo que o Sr. hoje ão estaria EEEEncomodado.

  17. Reinaldo disse:

    Blá, blá, blá, blá…, blá, blá, blá, blá…, blá, blá, blá, blá… MAS REALMENTE… REALMENTE, eu queria saber:
    -Porque as autoridades não proíbem os fabricantes de cigarro, de adulterar o tabaco com substâncias viciantes e os obriguem a fabricar um cigarro “puro”, aí, talvez, talvez, a vontade descontrolada de acender um cigarro, seja controlada, para que o fumante e dependente químico, possa fumar a noite na sua casa, sem incomodar os outros.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo