Publicidade

Publicidade
21/07/2009 - 13:35

O rap – cantado em trinta idiomas

Compartilhe: Twitter

Integrante do movimento hip-hop,  o rap (sigla para “rhythm and poetry”, “ritmo e poesia”) é um gênero musical geralmente relacionado com o universo norte-americano. O rap nasceu na década de 1970, nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, o gênero é um dos mais populares do mundo. A globalização é tanta que esse vídeo reuniu trechos de raps cantados em 30 idiomas diferentes (os autores consideraram o inglês dos Estados Unidos e da Inglaterra como idiomas diferentes). Você vai ouvir trechos de rap em chinês, croata, islandês e polonês. O vídeo termina com o “wolof”, língua da África Ocidental, falada em países como Senegal, Gâmbia e Mauritânia.

Mas faltou o Brasil… Temos só o português de Portugal. Por aqui, o hip-hop e o rap desembarcaram em meados da década de 1980. Um dos maiores representantes do gênero no país é o grupo Racionais MCs, formado na cidade de São Paulo, em 1988. Com letras que falam sobre o cotidiano da periferia paulistana, o grupo liderado por Mano Brown lançou o álbum “Sobrevivendo ao Inferno” em 1997. O clipe “Diário de um Detento” recebeu o prêmio escolha da audiência no MTV Vídeo Music Brasil (VMB), em 1998.

Autor: - Categoria(s): Música Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

6 comentários para “O rap – cantado em trinta idiomas”

  1. O rap é bom porque você não precisa nem saber cantar.

  2. RobertoJP disse:

    Us manu – POW / as mina – PÁ
    (repetir 50x)

  3. Alex disse:

    é o rap, tornou-se um estilo de música virtual, acredita-se que a segunda pátria do rap, vem a França, onde tem mtos grupos franceses de rap, depois vem a Alemanha.
    nesse mundo ai fora, existe até rap arabe, curdo!

  4. Alex disse:

    é o rap, tornou-se um estilo de música mundial, acredita-se que a segunda pátria do rap, vem a França, onde tem mtos grupos franceses de rap, depois vem a Alemanha.
    nesse mundo ai fora, existe até rap arabe, curdo!

  5. Rosana disse:

    Vale a pena lembrar (já que estamos falando em Racionais) do impagável e inesquecivel discurso do Senador Suplicy, onde ele cita a letra deste notório grupo rsrsrs.
    Vejam, é diversão garantida!

    http://www.youtube.com/watch?v=SBtKAlfo0bo&feature=PlayList&p=08A8E2049714196A&playnext=1&playnext_from=PL&index=1

  6. MR.PEU disse:

    eu adoro rap de outros paises

    cansei de rap americano

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo