Publicidade

Publicidade
28/06/2009 - 18:54

Quem é o pai do "Moonwalk"?

Compartilhe: Twitter

O passo “moonwalk” virou uma marca registrada de Michael Jackson. Mas teria sido ele o criador da novidade?

Antônio Carlos Cabrera, criador do site Mofolândia, me contou que uma das referências em vídeo mais antiga que ele conhece do “moonwalk” é do ator e dançarino Bill Bailey, de 1955 (no vídeo abaixo, ele mostra o passo nos últimos segundos) final do vídeo.

Existem citações também a respeito do cantor Cab Calloway, que teria feito o passo nos anos 30. Parece que o passo é um clássico dos dançarinos de jazz que atuavam nos cabarés do começo do século 20. Quem levou o “moonwalk” até Michael Jackson foi Jeffrey Daniels, que era seu coreógrafo na época da turnê do disco Thriller. Daniels já fazia o passo na TV americana nos anos 70, quando integrava a banda Shalamar. Veja um vídeo dele num programa inglês dançando o “moonwalk” em 1982, um ano antes de Michael apresentar o passo pela primeira vez.

Tem mais: no filme “The Blues Brothers – Os Irmãos Cara-de-Pau”, de 1980, há uma participação de Ray Charles. Observe a coreografia do pessoal que dança na rua. É uma parte da coreografia de “Thriller”, de 1983. Coincidência? Não. O diretor do filme e do clipe Thriller é o mesmo: John Landis.

Autor: - Categoria(s): Baú, Celebridades, Música Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

7 comentários para “Quem é o pai do "Moonwalk"?”

  1. E todo mundo acha o MJ um gênio por ter inventado os passinhos

  2. Antonio Mier disse:

    Polêmicas à parte, MJ nunca disse que foi ele quem criou o passo “MoonWalker” . O passo ficou conhecido por esse nome por causa do filme (MoonWalker) onde MJ o executa com maestria e fluidez e se tornou uma de suas marcas registradas.
    Além do mais, outros artistas já executavam passos iguais bem antes, mas nunca com a perfeição que MJ.
    Realmente foi Cab Calloway quem deu os primeiros passos que culminaram no MoonWalker como conhecemos hoje. Ele misturava elementos do sapateado com dança de rua que só se popularizaram nos anos 70. Segue o link com a exibição do primitivo MoonWalker de 1932, ao som da música “Minnie the Moocher” e que fez parte da trilha do desenho de Betty Boop do mesmo ano. Observe também os personagens dançando o passo. http://www.youtube.com/watch?v=llMAkSscQzs&eurl=http%3A%2F%2Fcegossurdoseloucos%2Ecom%2Fmoonwalker%2F&feature=player_embedded

  3. Priscila disse:

    Olá, boa noite!
    Escuto suas participações na band news, e gostei do dia em que participou do “Dentro do Espelho” passando dicas de livros, e o dia da loja especializada em brigadeiros, deu água na boca…E estava trabalhando em um sábado e te “descobri” na bandeirantes, há poucas semanas…E tenho acompanhado, estou gostando, é bem interessante.

    Gostaria de saber aonde encontro os nomes das músicas do quadro “Os Caçadores da Música Perdida”. Dei uma procurada na net mas não consegui localizar um link ou site especifico.

    Parabéns pelo programa aos sábados e o da band news que ouço há mais tempo.

    Um beijo,

    Pri

    Resposta de MARCELO DUARTE: Olá, Priscila! Obrigado pela dupla audiência no rádio e agora também aqui no blog. Você pode ouvir alguns programas antigos no podcasting da Rádio Bandeirantes (www.radiobandeirantes.com.br). Não há registro dos quadros do programa em outro lugar. Se quiser mandar alguma dúvida para o “Caçadores da Música Perdida”, escreva para soucurioso@band.com.br.
    Abraços e contine vindo aqui sempre!

  4. Victória disse:

    ele faz muito melhor [/mesmo se não foi ele qe fez
    é diferente, sei lá
    MJ sempre ♥

  5. OF disse:

    A participação dos shalamar foi na tv británica (top of the pops) e não na norte-americana

    Resposta de MARCELO DUARTE: Obrigado, Oscar! Já está corrigido.

  6. Eliakim Urbano disse:

    Galera, só por curiosidade, procurem também vides dos antigos festivais da REcord, o MoonWalk ja era executado pelo cantor Tony tornado antes de Michal Jackson tbm! Abraço

  7. genoveva fazao disse:

    Como já foi dito em outros comentários, MJ nunca disse que ele inventou os passos de dança … mas seu carisma é tão grande que o planeta o consagrou como o melhor dançarino e showman e isto ninguém poderá negar por mais que tentem desqualificar a sua genialidade!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo