Publicidade

Publicidade
23/06/2009 - 22:58

O jurado do concurso de hambúrgueres

Compartilhe: Twitter

Ontem à noite fui jurado de um concurso de hambúrgueres promovido pela rede de lanchonetes America (com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre). Todo ano, o America organiza um concurso de receitas com seus clientes. Todos precisam ser amadores. Foram 5 700 inscritos. O próprio pessoal do America elegeu seis finalistas, que tiveram que preparar suas receitas na hora.

O criador da receita fazia uma rápida apresentação de seu sanduíche. Um garçom desfilava com o hambúrguer na frente dos seis jurados. Depois cada um recebia o seu. Tínhamos que avaliar o sabor, a apresentação e a criatividade de cada receita.


 
O concurso começou com o “Louvre Burger”, de Maria Jabour Rafael Graça. Ele era feito com hambúrguer de fraldinha, maionese light, paté de foie gras, mostarda Dijon, queijo ementhal e pão de hambúrguer integral. Já era quase nove horas da noite e eu estava com muita fome. Mas era preciso guardar espaço para os outros. Por isso, cada jurado comia três ou quatro bocados de cada um.

O segundo foi o “Habiburger”, de Fernanda Assumpção, a única receita veggie da noite. O hambúrguer era feito de falafel de grão de bico e fava, mais citronete de limão, hommus, alface, tomate, pepino, pão de hambúrguer com gergelim preto.

Aí veio o “Salvador Dali Burger”, de Julia Sabagga, o mais diferente de todos. Hambúrguer quadrado, ovo frito, trufas, queijo roquefort e pão de forma tostado.

O “Peladinho”, de André Pereira do Nascimento, tinha esse nome por causa do tomate pelado que trazia. Levava também alho, queijo parmesão, manjericão, calabresa fatiada, cebola picada, mussarela de búfala, alface e pão de hambúrguer tradicional. O André explicou que o hambúrguer foi inspirado num molho de macarrão que ele costuma fazer em casa.

O dentista Fábio Koji Ogawa apresentou o “Nipo Burger”. Foi o campeão na categoria apresentação. Ele encheu os olhos: o sanduíche veio todo enfeitado (não, a gueixa de papel espetada no pão e o tsuru, o pássaro da sorte de origami, não eram comestíveis). Hambúrguer angus, shitake, alho poró, óleo de gergelim, saquê, shoyu, salsão pré marinado (em vinagre branco de arroz com açúcar, saquê, wassabi em pó), coalhada seca, rúcula, wassabi, tudo num pão australiano redondinho. Fábio brincou que o Nipo Burger era uma grande mistura de todo o Oriente (Japão, mundo árabe, Austrália…).

Por último, o “Farofina Burger”, de Bruno Dalla Fina, trouxe hambúrguer angus, queijo brie, cebola picada, funghi secci, mango chutney, alface americana, farelo de pão italiano (temperado com alecrim), sal, pimenta do reino e pão ciabatta redondo.

O grande campeão foi o “Nipo Burger”. Em segundo ficou o “Farofina”, seguido do “Louvre Burger”. Os premiados não entrarão necessariamente no cardápio do America. Agora a equipe da rede fará testes para estudar a viabilidade da entrada de algum ingrediente novo ou até de um desses sanduíches vencedores. Só que, por enquanto, só eu e os quatro jurados tivemos a oportunidade de experimentar essas receitas.

Autor: - Categoria(s): Comes e bebes Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

18 comentários para “O jurado do concurso de hambúrgueres”

  1. ana maria disse:

    Se puder passar para a Fernanda, do hamburger vegê, para divulgar a receita dela na Net, até que poderia ser via seu blog, né??? – Adorei a idéia. Deveria ter recebido prêmio de boas intenções.
    Abs.

  2. Inveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeja!!! Também quero comer hamburguer!

  3. Renata Silva disse:

    Nossa!!! Muito lindo… todos… Por favor publique as receitas…

  4. Cara, o Louvre me deixou com uma fome mutante. Hamburguer de fraldinha é sacanagem da grande. Ainda mais às 11:12 da manhã.

    Um belíssimo post que me abriu o apetite.

    Um abraço,

  5. Ricardo disse:

    Mania dos vegeotárianos de ficar babando o ovo de qquer merdda verde. Hamburger é CARNE, deveriam ter desclassificado essa anta!
    E viva os campeões com MUITA CARNE!!!

  6. LuisBiason disse:

    Prefiro o Hamburguer de Siri do Bob Sponja.

  7. Lidercio Januzzi disse:

    Vcs ainda não provaram o Lala’s Burguer que a minha filha faz no meu niver.

  8. Luciana disse:

    Nossa! Lindo!!! Que fome! Adorei… Em que site vai sair as receitas?
    Kiss

  9. Moacyr F. de Aguiar Jr. disse:

    Rapido, publiquem as receitas,estou morrendo de vontade de prova-los.

  10. francisco passeri disse:

    URGENTE AS RECEITAS

  11. michele disse:

    Não consigo acreditar que uma pessoa em sua sã consciencia faz um hamburgues com foie gras – !!!!!

    O foie gras é o fígado inchado de gansos obtido através do método da alimentação forçada. Esta provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior que o tamanho normal.

    Zero ,Zero , Zero para o hamburguer e o seu criador!!!!!

  12. Walter B disse:

    Sem precisar correr atrás de muito ingrediente: pão de hamburguer, hamburguer, queijo mussarela e três fatias de bacon. Achou calórico? Não é para comer todo dia…

  13. TENHO UMA RECEITA BEM REGIONAL DE HAMBURGUER
    QUE É O X PANTANAL OU X ALMIR SATER ,QUE É FEITO COM PÃO DE HAMBURQUER COM MASSA DE MANDIOCA E NA MASSA VAI UM POUCO DE ERVA DOCE (UMA PITADINHA SÓ ,QUE A ERVA DOCE É BEM REGIONAL NOS PÃES CASEIROS QUE TEM INFLUENCIA DO PARAGUAY QUE ESTA PRÓXIMO DE NOSSA FRONTEIRA INVÉS DE GEGELIN EM CIMA ,SEMENTE DE GIRASOL PICADO AQUI TEM PLANTAÇÃO DE GIRASOL, O HAMBURGUER É DE PICANHA PICADO NA FACA E MASSA DE PÃO AMANHECIDO (PÃO FRANCES VELHO) DILUIDO NO LEITE ,TEMPEROS COM SALÇA CEBOLINHA FRESCA COM ALGUNS DENTES DE ALHO E CEBOLA PICADO ,MOSTARDA,MOLHO DE CHOYU E UM POUCO DE MOLHO BARBACUE, E O QUEIJO FRESCO MEIA CURA DERRETIDO NO AZEITE E UMA PITADA DE ORÉGANO,E TRES FOLHAS DE ALFAÇE CRESPA PRÉVIAMENTE TEMPERADA COM SAL LIMÃO E AZEITE, AO INVÉS DA BATATA FRITA ,A MANDIOCA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS E BEM FRITINHA BEM CROCANTE E BEM SEQUINHA, ESSE É UM HAMBURQUER BEM REGIONAL QUE EU INVENTEI E QUANDO FAÇO EM MINHA CASA É UM SUCESSO

  14. Marcelo Mansur disse:

    Ja passei em alguns deste lugares , mais o lugar que mais gostei foi a Hamburgueria lantches , o lanches sao tipicos do rio grande do sul e os vinhos de lá sao tudo de bom .

    o site deles se nao me falhe a memoria é : http://WWW.LANTCHES.COM.BR , fica ali na vila sao francisco .

    Marcelo mansur

  15. Jacqueline disse:

    Aqui em Recife tem um lugar que serve um hanburguer monstro, chamado boca maldita, comem quatro pessoas, e vai de tudo um pouco na iguaria. Imaginou?

  16. Nathállia disse:

    Marcelo, adoro o Tv curioso, você apresenta super bem!
    Tô começando a conhecer agora o seu trabalho, porque antes não tinha acesso à banda larga, e tô adorando! Parabéns!

    Que massa, esse concurso, heim?! Deu fome! Pena que não tenha um America aqui em Fortaleza…

    Resposta de MARCELO DUARTE: Seja bem-vinda, Nathállia! Obrigado por seus comentários! Espero encontrá-la sempre por aqui.

  17. Luana disse:

    Adorei o Farofina Burger. Prá mim, ele deveria ter sido o campeão. Adoro chutney e brie. Achei a combinação dos dois excelente!

    Luana

  18. juliane disse:

    ei, mas quais eram os premios para os hamburgeres vencedores???

    Resposta de MARCELO DUARTE: O primeiro colocado ganhou duas passagens para o México. Ganhou também uma panela da marca Le Creuset e alguns brindes do próprio America.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo