Publicidade

Publicidade
16/09/2008 - 22:20

Faltam 12 dias para Museu do Futebol

Compartilhe: Twitter

Está confirmada a data de inauguração do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo: 29 de setembro. O museu abrirá as portas para visitação no dia 1º de outubro. Ele não funcionará em dias de jogos no Pacaembu. O ingresso custará 6 reais. Da minha última visita para ontem, muita coisa mudou. Algumas salas estão praticamente prontas.

Fiz a visita de hoje ao lado do curador e agora diretor executivo do museu, o jornalista Leonel Kaz, torcedor do Ameriquinha. O Leonel está com cara de quem tem dormido pouco. Mas o Museu do Futebol está ficando fabuloso. As duas próximas fotos mostram o saguão de entrada de dois ângulos diferentes. As paredes estão sendo forradas com reproduções fotográficas de peças de colecionadores.

Esta sala mostra belíssimas fotos dos primórdios do futebol brasileiro, quando o estudante paulistano Charles Miller voltou da Inglaterra com bolas de futebol e um livro de regras. Tem também fotos do cotidiano do início do século XX.

Outra sala que está pronta é a das Copas do Mundo. As fotos misturam cenas de futebol e de fatos importantes de cada época. Ao todo, o visitante poderá ver cerca de 2 horas e meia de vídeos produzidos especialmente para o museu, além das narrações de famosos locutores de rádio e das fichas completas dos 148 times que já disputaram a Primeira Divisão do Campeonato Brasileio pelo menos uma vez.

>

O Museu do Futebol tem um salão para exposições temporárias. Apenas ali serão exibidos troféus, camisas, bolas históricas. O espaço será inaugurado com uma exposição da memorabilia de Pelé.
Bem, mas o melhor ficou para o final. Fiquei muito emocionado ao entrar na Sala dos Números e das Curiosidades. Foi a sala que planejei e escrevi com o amigo Celso Unzelte. O projeto visual é de Jair de Souza. Durante a visita, operários estavam colocando as 110 placas no lugar.

Já comecei a imaginar o público enchendo aqueles corredores. Ainda bem que a Praça Charles Miller é bem grande. Tenho certeza que as filas para entrar serão gigantesca.

Autor: - Categoria(s): Esporte, São Paulo Tags: ,

Ver todas as notas

3 comentários para “Faltam 12 dias para Museu do Futebol”

  1. Rodrigo Ferraz disse:

    Caro Marcelo Duarte,
    O Museu do futebol parece sensacional! Só pelas fotos já dá pra saber que é imperdivel…muito bacana!
    Grande abraço,
    Rodrigo Ferraz

  2. MANOEL SANTOS disse:

    OLA MARCELO TENHO UMA CURIOSIDADAE TENHO UM ALBUM COMPLETO E ORIGINAL DA COPA DE 58.PRETENDO VENDELO A INTERESE..

  3. Marcelo Duarte disse:

    Eu não coleciono álbuns de figurinhas. Mas, se você quiser anunciar aqui no blog, fique à vontade. Passe os seus contatos e, com certeza, interessados aparecerão. Abraços!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo